Core é um termo que se emprega no mundo fitness. Mas os leigos neste assunto ouvem “manter um core forte” e vem-nos à cabeça a imagem de um abdómen com uns “six pax” bem marcados.
O que é o “core”?
A palavra é um anglicismo que significa “centro” ou “núcleo”. Mas é algo mais que trabalhar abdominais; este conceito utiliza-se para se referir ao tronco, à parte central da nossa anatomia e, compõem uma serie de músculos que ajudam a gerar e transferir a força necessária para realizar movimentos e atividades diárias.
Assim, podemos definir como o “centro de gravidade” do nosso corpo.
Porque é importante fortalece-lo?
O seu principal objetivo a destacar é a estabilização e proteção da coluna vertebral, com o qual se deveria trabalhar globalmente, ou seja, implicando toda a musculatura de forma conjunta.
Toda esta musculatura torso-lombar (músculos abdominais, lombares, da pélvis, glúteos e musculatura profunda da coluna) atua como uma cinta que envolve o nosso tronco, proporcionando estabilidade e maior controlo do postural corporal para realizar qualquer ação motora.
A ideia é manter toda a zona, já que conecta e ajuda ao corpo a suportar a tua coluna para que todo o peso corporal não recaia apenas sobre os teus ossos. Quando estes músculos não estão bem, a estabilidade é má e aumenta o risco de lesão, sobretudo na zona lombar.
Benefícios de trabalhar a core
- Um melhor equilíbrio, estabilidade e ação muscular.
- Melhor coordenação e força entre a parte superior e inferior.
- Atua em forma de escudo, protege os órgãos internos.
- Fomenta uma melhor atitude corporal.
- Previne possíveis riscos, doenças ou lesões.